WhatsApp limita encaminhamento de mensagens para combater fake news
O aplicativo de mensagens WhatsApp vai passar a ter um limite
de destinatários para o encaminhamento de mensagens.
Segundo a empresa, de propriedade do Facebook, o objetivo
com isso é reduzir a disseminação de notícias falsas. A
novidade foi anunciada nessa quinta-feira (19) pela empresa por
meio de seu blog institucional.
O WhatsApp é a segunda maior rede social do planeta, com 1,5
bilhão de usuários. A plataforma perde apenas para o Facebook,
com 2,2 bilhões de pessoas inscritas. No Brasil, são mais de 100
milhões de pessoas com o aplicativo.
Até antes da mudança, uma mensagem poderia ser repassada a
até 250 chats(conversas, que podem ocorrer com pessoas ou
grupos) de uma vez. Com a limitação, o número será de
20 chats quando alguém desejar encaminhar um texto recebido.
Restrição maior na Índia
Na Índia, a restrição será maior, com o encaminhamento sendo
permitido somente cinco chats. Também haverá uma alteração
na ferramenta de repasse, retirando a opção de perto das
mensagens. O país registrou casos de linchamentos e
assassinatos a partir de boatos disseminados pelo Whatsapp, o
que colocou o aplicativo em questão e gerou debates em
diversos países.
“Nós acreditamos que essas mudanças, que nós vamos
continuar avaliando, vão ajudar a manter o Whatsapp no sentido
do que ele foi desenvolvido para ser: um aplicativo de
mensagens privadas”, armou
a empresa em seu blog.
O app vem sendo apontado por especialistas e autoridades
como um dos canais mais potentes de difusão de notícias falsas.
Entre os fatores que abririam espaço para esse tipo de prática
estariam a facilidade de repassar as mensagens e a ausência de
identicação
desse tipo de procedimento, o que favoreceria uma
lógica de mensagens sem autoria.
Para lidar com o segundo problema, na semana passada o
Whatsapp já havia anunciado que as mensagens repassadas
passariam a ser identificadas enquanto tal. “Esta indicação extra
tornará conversas individuais e em grupo mais fáceis de serem
seguidas”, argumentou a empresa em seu blog institucional.
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