F

Notícias de Última Hora

Eleições: Eleitor vota primeiro para deputado federal neste ano


Nas eleições de 2018, o eleitor começa a votar escolhendo o deputado federal. A ordem dos dois primeiros cargos – deputado estadual ou distrital e deputado federal – foi modificada. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) baixou a resolução com os atos preparatórios para o pleito de 2018. Dentre eles, está a ordem de aparição dos cargos eletivos na hora da votação: primeiro o eleitor vota para deputado federal. Depois, para estadual ou distrital, senador (são dois votos para o senado), governador e, por fim, presidente da República.
O deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), que encaminhou a votação dessa proposta, considera a alteração importante:
"É o primeiro voto. Então, o eleitor que vai à urna, é o primeiro voto. Quando você inicia o processo de votação, é um voto mais voluntarioso, é um voto onde o eleitor está mais animado a votar. Ele abre a série de votações e estimula a ter uma participação maior do eleitor."
O secretário de tecnologia da informação do Tribunal Superior Eleitoral, Giuseppe Janino, explica que o TSE já está fazendo campanhas de informação ao eleitor:
"A partir desse ano, o Parlamento modificou a lei e estipulou a ordem de votações, colocando o deputado federal em primeiro. Isso, o prejuízo que poderia dar, é para o eleitor que tem uma sequência não lógica, que se começa pelo deputado federal e depois para o deputado estadual. O TSE vai se encarregar de divulgar o máximo possível essa ordem de votações para que não haja prejuízo para o eleitor."
Na urna eletrônica, a resolução do TSE determina ainda que deverão aparecer as fotos e os nomes dos candidatos. O eleitor digita o número do candidato e, na sequência, aparece a foto para a confirmação.

Nenhum comentário