Em PE: Bombeiros estão com medo de entrar no mar para salvamentos por causa dos riscos de segurança
Sem alarde, até os profissionais militares estão com medo de entrar no mar de Olinda, Recife e Jaboatão. Documento oficial, obtido revela o medo dos bombeiros guarda-vidas em realizar salvamentos simples dos banhistas em possíveis afogamentos.
"Devido a vários relatos dos guarda-vidas sobre a insegurança para realizar um salvamento simples ( salvamento com nadadeiras e rescue-tube) e não ter a certeza que ira voltar sem sofrer um ataque de tubarão, conforme situação apresentada não há condições de segurança para realizar salvamento citado", relata um profissional, em documento do Corpo de Bombeiros.
Em outro relato, um bombeiro ao entrar no mar para ajeitar uma boia, viu vários tubarões circulando, mesmo com a água apenas na altura da cintura.
"Tendo como referência a informação do Cabo BM relatando ter avistado tubarões ao tentar colocar o BIS 945 no mar no dia 06/03/2023,tendo em vista que o proeiro tem que entrar no mar ficando com água acima da linda da cintura, desta forma colocando em risco eminente a sua vida, devido aos últimos acontecimentos ocorridos em nossa orla da região metropolitana fica sem condições de segurança realizar salvamentos simples", informa o militar, também no documento oficial.
O documento conclui que "não há condições de segurança para realizar salvamentos". Ou seja, os afogados podem ficar por conta própria.
"É fato incontroverso que se não tentarmos buscar meios de garantir ao menos segurança para que nossos companheiros de farda realizarem seu trabalho estaremos de certa forma sendo coniventes com uma futura tragédia anunciada", argumenta um dos bombeiros, em documento oficial.
Segundo o relato interno, os bombeiros ficaram frente a frente com tubarões ao salvar a jovem Bruna em 6 de março.
"Não é a primeira vez que os guarda-vidas ficam lado a lado com os tubarões. No acidente com a jovem Bruna foi assim, ontem no dia 06/03/2023 mais uma vez foi assim", revela o documento oficial, em informação inédita até agora.
Os militares estão fazendo um apelo oficial à governadora Raquel Lyra (PSDB) e toda a cadeia de comando.
"Solicito as autoridades competentes que tomem providencias para evitar uma tragédia pré-anunciada com os guarda-vidas, esse é um apelo de um guarda-vidas, que não quer ver nenhum dos seus companheiros, irmãos de farda sofrer um ataque de tubarão, sabendo que essa situação poderia ter sido evitada", diz o documento oficial. (Via: Blog do Jamildo)
Nenhum comentário