Filas de espera para realizar perícia no INSS continua atormentando juazeirenses e petrolinenses
O longo tempo de espera para passar pela perícia médica necessária para receber benefícios do INSS continua atormentando juazeirenses e petrolinenses. Solicitando anonimato leitores solicitaram quais justificativas para o "tormento de longas esperas para realizar perícias".
A perícia médica é uma etapa para a concessão de benefícios como o por incapacidade tmeporário (o antigo auxílio-doença) pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O Governo Federal fez a promessa feita pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi, de zerar a fila do INSS até o fim de 2023..
Em janeiro deste ano, o ministro disse que a fila "nunca vai acabar" e prometeu reduzir o prazo de espera médio para recebimento dos benefícios para 30 dias.
De acordo com o ministério, o tempo médio de espera pela perícia médica caiu em todas as unidades regionais da Previdência Social entre agosto de 2023 e fevereiro deste ano com medidas adotadas pela pasta, como o pagamento de bônus para peritos e a adoção do Atestmed, modalidade em que a análise é documental, sem passar por perícia médica.
Para Gisele Kravchychyn, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), o problema está na estrutura de atendimentos.
Nenhum comentário