Segurança Pública: Petrolina continua sem câmeras de videomonitoramento
Apesar do aumento da violência e da promessa de uma solução, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) não cumpriu o prazo para instalação de novas câmeras de videomonitoramento nas principais ruas e avenidas de Petrolina e outras cidades, exemplo Caruaru. Desde 1º de dezembro de 2023, os 358 equipamentos sob responsabilidade da gestão estadual foram desativados e não houve substituição.
A medida foi tomada após o Tribunal de Contas do Estado (TCE) cobrar, em fevereiro de 2023, a realização de uma nova licitação, já que, desde agosto de 2020, contratos vinham sendo "renovados" por meio de Termo de Ajuste de Contas (TAC) - o que não é o ideal.
As 358 câmeras estavam instaladas em quatro municípios: Recife (240), Olinda (38), Caruaru (40) e Petrolina (40). Com a desativação, o secretário de Defesa Social, reconheceu que os equipamentos estavam com uma tecnologia obsoleta. E afirmou que uma licitação seria aberta e, até abril de 2024, os novos equipamentos já estariam instalados. Mas isso não ocorreu até agora.
O Governo do Estado, no entanto, não indicou uma nova previsão para que o processo seja concluído e os novos equipamento estejam nas ruas.
Fonte: Rede GN
Nenhum comentário